Notícias 2011

PDF
Print
E-mail
Wednesday, 23 March 2011 15:55

FESP lamenta casos de isolamento social

Federação Europeia de Solidariedade de Proximidade lamenta casos de isolamento social e propõe medidas.

A FESP – Federação Europeia de Solidariedade de Proximidade vem por este meio mostrar a sua consternação pela notícia de morte de uma idosa há 9 anos e que só agora foi descoberta.

Este caso vem colocar a nu a situação de isolamento total em que milhares de pessoas vivem, pelo completo alheamento seja dos familiares, seja dos vizinhos, seja mesmo das autoridades públicas. E muitas vezes estes casos não estão apenas relacionados com idades avançadas, verificando-se mesmo muitos casos de isolamento em adultos. É uma situação inaceitável numa sociedade que se deseja ao mesmo tempo moderna mas humanizada. A falta de recursos públicos (ou a falta de vontade política de os ter) faz com que esta humanização da sociedade tenha que ser feita pela sociedade civil. Esta é a batalha que a FESP vem travando no espaço Europeu mas também, desde 2005, em Portugal. A FESP tem vindo a trabalhar junto de Municípios, Juntas de Freguesia e outras instituições na criação de redes de solidariedade local, com grande ênfase nas redes de vizinhança.

Este projecto, que já alcançou uma dimensão mundial, tem-se revelado de grande utilidade e eficácia onde é implementado, sendo que as instituições que a ele aderem têm mantido o vínculo ao mesmo.

A face mais visível deste projecto é o Dia Mundial dos Vizinhos – A Festa dos Vizinhos, que a FESP desenvolve em Portugal desde 2005 e que tem permitido criar redes de solidariedade e vizinhança, baseada em valore como a solidariedade e a amizade. No entanto, a FESP tem desenvolvido outros instrumentos que coloca de forma gratuita ao serviço das entidades públicas e das pessoas individualmente, que minimizam os padrões de isolamento que se verificam um pouco por todo o País e permitem mesmo, em alguns casos, ser um motor de promoção e prevenção na área da saúde e segurança pública. (Tal como o projecto Vizinhos Solidários, já lançado a nível Europeu, em fase de lançamento em Portugal)

A FESP encontra-se disponível para apoiar todas as iniciativas das instituições públicas ou provadas ou de cidadãos que se interessem por esta matéria, na busca de uma sociedade mais humana, fraterna e solidária.

A FESP exorta todas as autoridades públicas a reflectir nesta morte agora tornada pública e a colocar, efectivamente não apenas em supostos planos, no terreno medidas que estimulem a solidariedade de proximidade e o envolvimento dos cidadãos no bem-estar comum.
 

Last Updated ( Friday, 25 March 2011 09:38 )
PDF
Print
E-mail
Friday, 18 March 2011 16:11

Publicidade no Canal Lisboa

Já pode ver no Canal Lisboa, nos ecrãs espalhados por toda a cidade, a publicidade do DMV11.

Canal_lisboa_2011

Last Updated ( Thursday, 26 May 2011 09:55 )