Notícias 2007

PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 11:52

20 MIL PESSOAS EM PORTUGAL FESTEJAM O DIA EUROPEU DOS VIZINHOS

Na passada terça-feira, 29 de Maio de 2007 comemorou-se o Dia Europeu dos Vizinhos. Em Portugal foi comemorado de norte a sul do país, e ilhas. 20 mil pessoas juntaram-se para juntos criarem uma Europa mais social, uma Europa com um maior espírito de Solidariedade. As ruas das cidades, os jardins, os pátios foram os locais escolhidos para decorrerem as 200 festas.

Portugal comemora assim pela terceira vez este dia, juntando-se a mais de 22 países da Europa, onde mais de 6 milhões de pessoas quiseram dar o primeiro passo e desenvolver laços de amizade e de convívio com os seus vizinhos. Para João Carvalhosa, coordenador Nacional do Dia considera a aposta ganha. «Conseguimos mobilizar as autarquias e despertar a importância deste dia nas pessoas». Salienta ainda que « nesta sociedade cada vez mais rápida e individualizada, é importante incentivar eventos que promovam a capacidade das pessoas voltarem a estar umas com as outras, em harmonia e em espírito de cooperação e entreajuda».

As comemorações começaram cedo, no entanto o ponto alto foi a partir das 18h00. «Foi uma grande ideia que a Câmara teve», declarou uma moradora da Nazaré. Uma opinião secundada por Lídia Maurício, porta-voz da “Festa dos Vizinhos” daquela rua, que considera este tipo de iniciativas um bom pretexto «para as pessoas se juntarem mais e para conviverem». «Dantes havia mais convívio aqui na rua, as pessoas agora estão muito afastadas», afirmou. Ali como em vários pontos das cidades e vilas portuguesas, a festa teve portas abertas a todos. «Espero que esta organização continue, que para o ano participa mais gente», afirma Sónia Costa, moradora na freguesia de Belém, Lisboa. Os vizinhos organizaram-se de modo a que cada um contribuísse com um petisco. Os grelhados e o churrasco foram presença obrigatória, assim como as sobremesas e, claro, bebida para acompanhar a ocasião. Os locais foram decorados a rigor, balões e fitas de arraial indicavam que ali havia festa, claro está que não faltaram as bandas filarmónicas, os grupos de cantares, fadistas para abrilhantar as festividades.

«As pessoas mal se falavam quando se cruzam e este dia ajuda que seja criada uma ligação entre elas», disse-nos Joel Monteiro, morador do bairro dos Alfinetes em Lisboa.


O Dia dos Vizinhos, lançado em 2003, foi uma experiência com um incrível sucesso. Criado a pensar nos desafios menos positivos que as cidades têm a enfrentar, tais como a insegurança, a solidão, a perda de valores sociais. Este dia ajudar a despertar nas pessoas o espírito de solidariedade, de entre ajuda, bem como promover “uma melhor vizinhança”, tornando-se numa óptima oportunidade em que os cidadãos tem de criar laços de solidariedade entre as pessoas.

O princípio é simples: todos os anos, na última terça-feira do mês de Maio, pessoas do mesmo prédio, do mesmo bairro juntam-se para um banquete entre vizinhos para celebrar os valores de solidariedade, fraternidade e tolerância entre todos.

Esta Festa dos Vizinhos teve o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Senhor Presidente da República, do Governo da República Portuguesa, da Associação Nacional de Freguesias e da Associação Portuguesa de Municípios Portugueses.

Na Europa o reconhecimento parte do Comité das Regiões e dos diversos órgãos de soberania dos vários países.

Juntaram-se ao «Dia Europeu dos Vizinhos»:

Câmara Municipal de Vila Real de Stº António, Câmara Municipal da Nazaré, Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém – Lisboa, SocioHabitaFunchal E.M., Junta de Freguesia de Santo André – Santiago do Cacém, Gebalis E.M., Câmara Municipal de Lisboa, Projecto Alagoas – INH Peso da Régua, Câmara Municipal de Peso da Régua, Câmara Municipal de Setúbal, Gaia Social E.M., Câmara Municipal de Odivelas, Câmara Municipal de Coimbra, MatosinhosHabit E.M., Grupo Desportivo de Pedrouços, Sociedade Musical de Instrução Libertada, Junta de Freguesia da Brandoa – Amadora, Junta de Freguesia de Odeleite – Castro Marim, Câmara Municipal da Amadora, Instituto Habitacional da Madeira, Câmara Municipal de Tavira, Câmara Municipal de Aveiro, Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Santarém, Câmara Municipal de Celorico da Beira.

Last Updated ( Wednesday, 23 March 2011 16:00 )
PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 11:48

ORGANIZAÇÃO NA PRAÇA DA ALEGRIA

Foi no passado dia 16 de Abril, que os responsáveis pela organização em Portugal do Dia dos Vizinhos, João Carvalhosa e Sandro Bernardo estiveram no programa de televisão Praça da Alegria.

A convite da produção do programa, que passa todos os dias nas manhãs da RTP1, os organizadores deram a conhecer o evento, os objectivos e a expectativa que têm quanto à dinâmica e adesão no país.

Veja o programa na secção de videos.

Last Updated ( Wednesday, 23 March 2011 16:03 )
PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 11:45

CONFERêNCIA NACIONAL DE IMPRENSA

No próximo dia 13 de Abril, às 15h00, na Tenda dos Vizinhos, instalada nos Jardins Vasco da Gama, em Lisboa, será apresentada à Imprensa a terceira edição do “Dia Europeu dos Vizinhos” em Portugal – uma iniciativa da FESP – Fédération Européenne dês Solidarités de Proximité e do CECODHAS.P – Comité Português de Coordenação da Habitação Social. A apresentar este projecto estarão presentes o Presidente do CECODHAS.P, Dr. Paulo Atoguia Aveiro , o Secretário de Estado do Ordenamento e Território, Prof. João Ferrão* , Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Prof. Carmona Rodrigues* , Presidente da ANAFRE, Dr. Armando Vieira* , Presidente da Junta de Freguesia de Stª Mª de Belém, Dr. Fernando Ribeiro Rosa , e Presidentes das entidades aderentes.*

Contamos com a sua presença!

* A confirmar a presença

PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 11:42

1ª ADESÃO OFICIAL

A cidade de Vila Real de Stº António foi a primeira cidade a aderir oficialmente à Festa dos Vizinhos. Não deixe de participar neste evento, descubra como no separador como Participar>Entidades, ou entre em contacto connosco.

Last Updated ( Monday, 21 March 2011 11:45 )
PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 11:31

PRESIDENTE DA REPUBLICA APOIA O EVENTO

Sua Excelência o Senhor Presidente da República, Dr. Cavaco Silva concedeu o seu alto patrocínio a este evento.

esfera

Last Updated ( Monday, 21 March 2011 11:41 )
PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 11:21

Reunião de Apresentação

Realizou-se no passado dia 22 de Fevereiro, em Setúbal a primeira reunião de apresentação do Dia Europeu do Vizinhos para os municípios do distrito de Setúbal.

Durante o mês de Março estão a ser agendadas outras reuniões de apresentação com as entidades dos restantes distritos. Estas reuniões têm por objectivo apresentar o evento, esclarecer duvidas existentes e acolher sugestões. Se pretender participar, ou pretende conhecer mais esta Festa dos Vizinhos, contacte-nos.

Próximas Reuniões de Apresentação

06 Março – Distrito de Faro, 11h00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos em Tavira

06 Março – Distrito de Beja, 16h00, na C.M. Beja

08 Março – Distrito de Évora, 11h00, na C.M. Évora

08 Março – Distrito de Portalegre, 15h00, na C.M. Portalegre

PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 11:12

Portugal organiza Dia Europeu dos Vizinhos

O CECODHAS.P foi convidado pela Federação Europeia de Solidariedade Local (FESP – Fédération Européenne dês Solidarités de Proximité) para ser o organizador do evento em Portugal.

Para o efeito criou um gabinete dedicado ao evento, de forma a desenvolver e implementar no nosso país esta Festa dos Vizinhos que se realiza na terça-feira dia 29 de Maio de 2007.

PDF
Print
E-mail
Monday, 21 March 2011 10:54
Dia dos Vizinhos - Sondagem

Sondagem realizada pelo Instituto IPSOS (França) a pedido da Associação dos Vizinhos em Festa no dia 9 de Maio de 2005 sobre os relacionamentos entre vinhinhos. Entrevista a 1011 pessoas, constituindo um escalão representativo da população francesa, as pessoas inquiridas tinham mais de 15 anos de idade.

Principais tendências :

> Uma sociedade onde predomina a indiferença e insegurança

76% dos Franceses acreditam que a indiferença esta a progredir, contra 22% que acreditam que os valores de generosidade e convívio estão a desenvolver-se.

> Um desejo forte de acreditar nas relações

82% dos Franceses desejam desenvolver as relações que têm com os seus vizinhos.

> A Festa dos Vizinhos, um evento que se enraíza

3 em cada 10 franceses conhecem o evento « Festa dos Vizinhos»

1 em cada 10 franceses já participaram na festa.

Entre os indivíduos que conhecem o evento, 1 em cada 3 pretende participar.

Aceda à sondagem completa aqui (pdf)